sábado, 7 de janeiro de 2012






PEQUENAS CONTUSÕES







Não é preciso sermos grandes desportistas, nem estar sujeitos a grandes esforços, para desenvolver uma pequena contusão muscular. Basta tropeçar, embater na esquina de um móvel que podemos sentir de imediato dor e dificuldade em movimentar a região afectada.
A maioria das contusões musculares estão relacionadas com a prática do desporto, no entanto em casa, no jardim numa queda estamos sujeitos a uma contusão que incha e provoca dor.








A ruptura de vasos e fibras musculares, que ocorre após um traumatismo, provoca o inchaço dos músculos afectados, devido à acumulação de sangue. Assim aparece um Hematoma que não é mais que uma acumulação localizada de sangue, num tecido ou órgão do nosso corpo.






De imediato dever-se-á aplicar gelo ou compressas de água fria, de forma a produzir a diminuição do fluxo de sangue arterial (vasconstrição). A aplicação de frio na zona afectada deve ser feita várias vezes por dia, para ir diminuindo e hemorragia e o inchaço.
Se possível, deverá elevar o membro com o hematoma.
É sempre aconselhável não fazer esforços e no caso de dor pode sempre recorrer a um analgésico.






Poderá usar uma ligadura elástica, tendo o cuidado de verificar se não está demasiado apertada.







QUANDO DEVE CONTACTAR O MÉDICO


. Se suspeitar de uma infecção
. Se aparecer febre
. Se criar um edema circundante, vermelho e com pus no local do embate.
. Suspeitar de uma ruptura muscular
.No caso de contusões graves na zona da cabeça, com alteração de consciência, confusão, perda de equilíbrio, vómitos ou convulsões.

Trate convenientemente as suas contusões

e

nunca esqueça...



QUE A TERNURA





É FUNDAMENTAL À NOSSA VIDA




Gota de Vidro

Foto de Edgar V






16 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
querida amiga,
que falta virtual me fizeste !
sou um amante do mar, e como todos os amantes o desafio é constante, despique com os seus braços as ondas,
três, quatro metros ? vamos em frente,mergulhando na vaga antes de ela quebrar . . . porem, há sempre um mas . . . no dia 4 de Julho mergulhando numa ondinha de meio metro, facturei um braço, úmero e luxação,pensei, mar cruel, na reabilitação, fiquei com a impressão que alastraram a factura, mas não, foi um bom trabalho, e recuperação total, mas fico na duvida, será que com as as dicas da GOTA DE VIDRO eu não teria sofrido menos ?
*
marés vivas de conchinhas, deixo-te
*

São disse...

A foto é tão mimosa...que até faz esquecer as dores das contusões

Bom final de semana

José disse...

Querida amiga Gota!
Eu agora posso dizer que sou um desportista, faço entre oito e dez horas de ginásio por semana, e seis ou sete horas a caminhar em passo de corrida.portanto se me acontecer alguma coisa destas já sei onde me dirigir, venho logo aqui ao consultório da minha amiga Gota, ou seja a minha médica de família, sem aumento de taxa moderadora.

Bom fim de semana,
Beijinho,
José.

Evanir disse...

Eu só tenho a agradecer por você existir em minha vida
e compartilhar comigo sua sincera amizade.
Te agradeço por essa aliança tão linda num laço chamado amizade.
Eu te prometo fazer tudo para continuar merecendo essa dadiva divina.
Te prometo dividir contigo todo tempo
que me for possivel.
Nem vou falar que Deus te abençoe,
pois voce já é abençoada e iluminada em todos os sentidos.
Deus abençoe por cada visita ...
Um Final De Semana Na Paz E Na Luz.
Evanir...

BlueShell disse...

Muito, muito Obrigada pelos conselhos: por vezes esquecemos, ou desconhecemos essas "coisas" que deviamos todos saber! Grata,
E grata também pelas visitas e comentários. Obrigada.

Everson Russo disse...

Um belo sábado pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

Rafeiro Perfumado disse...

Certa vez resolvi descer um monte ao melhor estilo "javali desgovernado". Conclusão, lixei o joelho. Andei semanas a coxear, até que me decidi ir ao médico. Sabes o que me "curou"? A ressonância magnética. Espero que tenha sido coincidência... Beijoca!

Fá menor disse...

Oh, a ternura!... e então quando dói...
:)

Unknown disse...

Obrigado sempre pelos teus postes simples, claros e úteis. Sobre coisas que a todos nós acontecem. Aqui aprendemos. E te deixo o meu abraço. E a minha sempre ternura.

vieira calado disse...

E então se se bebe uns copos...

rs rs rs

Beijocas

helia disse...

Excelentes conselhos e de muita utilidade !Obrigada pela partilha.

Patrícia disse...

Eu quando era pequena tinha a infelicidade de estar sempre com problemas no tornozelo, nunca estava quieta e andava sempre com gelo e ligaduras.
Muito interessante o post e tenho a certeza que poderá ajudar muita gente.

Beijinhos,
Patrícia =)

:.tossan® disse...

eheheheh...Estou assim desse jeito. Vou seguir as tuas dicas. Beijo

Je Vois La Vie en Vert disse...

Querida Gota,

Excelentes recomendações para quem pratica alguma actividade física ...que não é o meu caso (com 6 hérnias discais, é-me proibido a não ser caminhar em plano) mas sim para o meu marido que é atleta veterano e ganhador de muuuuuuuuuitas medalhas !

Obrigada pelas tuas palavras quando o meu coração chorava.

Beijinhos
Verdinha

poetaeusou . . . disse...

*
passei e (joanetei)

poetaeusou . . . disse...

Por aqui passei,
e no meu ossário,
joanetei, padecimentos !
embora leves . . .
,
friorentos ocasos, deixo .
,
*