sexta-feira, 13 de março de 2015



O OVO







A CIÊNCIA AFIRMA:

O OVO É BENÉFICO À SAÚDE !







-Após o leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo:

-Fácil preparo, digestão e absorção;

-Supre carências de vários nutrientes incluindo vitamina B12.





CARACTERÍSTICAS DO OVO


Indicado para:

Controle ou perda de peso: reduz a ingestão de gorduras, carnes e outros alimentos altamente calóricos;

Alimento de baixo custo: é a fonte de nutrientes e de proteínas mais acessível que existe.





ESTRUTURA DO OVO


Casca: rica em cálcio
Pó da casca de ovos enriquecidos administrados na alimentação de idosos com osteoporose resultou em melhora da densidade mineral óssea.







Clara (porção gelatinosa do ovo): fonte de proteína

Rica em albumina, indicada para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas (praticantes de exercícios, p. ex.) e como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes de fontes protéicas.








Gema (parte amarela e central do ovo): rica em nutrientes como vitaminas e sais minerais

Responsável pelo mito do colesterol, contudo, estudos revelam que o consumo de ovos não aumenta o colesterol, facto este observado em grupo de pessoas que consumia 4 ovos por semana.











PROPRIEDADES DO OVO


São largamente utilizadas na preparação de alimentos:

Aglutinante: fornece textura suave e uniforme (p. ex. patês);

Anticristalizante: a clara evita a cristalização de açúcares nos alimentos (p.ex. coberturas, suspiros, etc.);







Aromatizante: confere aroma especial e é essencial para o preparo de massas e de confeitaria

Coagulante: fundamental em alimentos que precisem ser “ligados” (p. ex. bolos, almôndegas, crepes, etc.);

Corante: luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes ao ovo, muito apreciado na culinária;







Alergias: o ovo é rico em zinco auxiliando no combate a algumas alergias.

Alzheimer: o ovo possui alta concentração de fosfatidilcolina, serina e vitamina B12 que auxiliam na recuperação da memória. O ovo melhora o quociente de inteligência em crianças (Pesquisa da FAO – 1996). É essencial na nutrição de idosos.









Artrites: o ovo actua como anti-inflamatório e crescimento e desenvolvimento: a PQQ (pirrolo, quinonina quinona) é encontrada no leite materno e no ovo (clara e gema). Portadores de Alzheimer, Parkinson e demência senil diminuem a produção de PQQ.










Doenças Cardiovasculares: eleva o HDL - colesterol (bom) por possuir elevada quantidade de lecitina, impedindo que o colesterol se deposite nas artérias; no intestino, participa da formação da bilis, mobilizando triglicerídeos e diminuindo a formação de colesterol.






Gestação e amamentação: o ovo fornece vitaminas do complexo B, ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

Osteoporose: o carbonato de cálcio oriundo da casca de ovo é bem absorvido pelo organismo, promovendo maior densidade osseo-mineral.

Parkinson: o ovo fornece cisteína (176 mg por unidade), um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção e no tratamento da doença de  Parkinson.















VIGIE A SUA ALIMENTAÇÃO E COMA ALIMENTOS SAUDÁVEIS.








FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO E MANTANHA







O SEU CORPO EM FORMA E SAUDÁVEL



Gota de Vidro


 

7 comentários:

Fernando Santos (Chana) disse...

Excelente post....
Cumprimentos

. intemporal . disse...

.

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. o ovo para mim é como o bacalhau . :) . gosto de ovos com tudo . em tudo . e às vezes até me ponho a contar ... . quantos é que já comi num curto espaço de tempo . :) .

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. um bom.domingo .

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. um grande beijinho .

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helia disse...

excelente e útil informação àcerca do ovo , um alimento muito utilizado !

Andradarte disse...

Sinta-se responsável por
eu passar a comer mais ovos.
O que eu adoro uma gemada...
de vez em quando...Assim é
melhor--
Gostei do post.
Abraço

São disse...

A única maneira de que não de ovos é cozido...

Grato abraço pela informação, sempre útil!

ॐ Shirley ॐ disse...

É bom saber, bom reler isso tudo sobre esse maravilhosos alimento, porque gosto muito de ovo.
Gota, beijo e paz!

Pedro Coimbra disse...

Sempre ao fim-de-semana porque durante a semana não há grande tempo para os preparar à maneira.
Beijinhos