terça-feira, 14 de maio de 2013









HIPERPLASIA BENIGNA


 DA PRÓSTATA






Atinge a maioria dos homens, mais cedo ou mais tarde, é apenas uma questão de idade.


Sendo uma doença que só aparece em idades avançadas,

torna-se particularmente relevante numa ocasião em que a esperança de vida aumenta continuamente.

Mas vamos a números, no concreto:

A partir dos 60 anos de idade, a incidência é de 65% ; entre os 70 e os 80, sobe para 80%, entre os 80 e os 90 para 90% e a partir dos 90 o número é mesmo 100% .

Trata-se, portanto, de um mal a que não se pode fugir.

Há que lidar com ele da melhor maneira, porque faz perder completamente a qualidade de vida, a dignidade e a hipótese de uma existência feliz.





Até hoje, todas as soluções implicavam sofrimento, mudança radical de hábitos, medicamentos extremamente caros para o resto da vida e a perda total da capacidade sexual.

Tudo mudou graças à iniciativa de um cientista português que, com investigação, descobriu uma forma de melhorar a doença, sem cirurgia, sem internamento hospitalar e sem alteração da actividade sexual ou até a sua melhoria.

Dos 24 pacientes tratados com êxito, nove estavam algaliados e não podiam, portanto, ter relações sexuais. Todos renasceram para uma vida nova, com qualidade e um futuro em que podem agora confiar.

O primeiro doente que se quis submeter à investigação e foi tratado, abandonou por completo a medicação e viria até a ser pai algum tempo mais tarde.

Mas vamos a factos, quanto à doença e a esta nova investigação revolucionária que significa uma nova esperança  para todos os homens.




O QUE É A HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA


Com o avançar da idade, a próstata "incha", aumenta de volume. Trata-se de uma proliferação adenomatosa, não maligna, que pode obstruir as vias urinárias inferiores. É o tumor benigno mais comum no homem.
Esta patologia pode começar a aparecer depois dos 40, mas normalmente isso só sucede por volta dos 60 ou mais; a partir daí, a incidência aumenta muito com o passar dos anos

 
SINTOMAS


Os sintomas mais comuns são a dificuldade em urinar, fazendo-o normalmente em pequenas quantidades e com uma vontade frequente, que muitas vezes leva os homens a levantar-se várias vezes durante a noite para ir à casa de banho. O jacto pode ser fraco e intermitente ou mesmo causar dor. Fica-se com a sensação de que a bexiga continua cheia. Por vezes há também perda de sangue.

Estes sintomas podem ocorrer isoladamente ou em conjunto. Quando a situação se agrava, pode chegar-se à retenção urinária, que leva o paciente ao hospital para que lhe seja introduzida uma sonda pela uretra, para esvaziar a bexiga.









DIAGNÓSTICO


Faz-se através de exames médicos, que podem ir do toque rectal à ecografia pélvica por via rectal, análises laboratoriais incluindo Urina II, Glicemia, Colesterol, Triglicerideos, Hemograma, V.S., Creatinina e Ureia, exame PSA (dosagem do antígenio prostático específico), para determinação de existência ou não de neoplasia.









MEDICAÇÃO


É a primeira fase de abordagem ao problema, quando não é ainda muito grave. Usam-se medicamentos, que por norma reduzem a potência sexual em mais de metade dos casos. São eles os antagonistas alfa1 (doxazosina, alfasusina e tamsulosina) e os inibidores da 5 alfa reductase (finasteride e dutasteride). Com o evoluir da patologia, avança-se para uma das várias soluções cirúrgicas que existem.

 

CIRURGIA


A mais comum é a "prostatectomia a céu aberto", ou seja, a extracção cirúrgica da próstata. Existe também a "ressecção transuretral da próstata" (TURP), em que todo o procedimento é realizado pela uretra.

Outros métodos incluem cirurgia a laser, termoterapia, eletrovaporização, etc., mas com resultados que não se comparam aos das cirurgias clássicas.

As intervenções cirúrgicas estão frequentemente associadas a hemorragia, com necessidade de transfusão sanguínea.

A TURP (ressecção transuretral da próstata) , está sempre associada a ejaculação retrógrada (o esperma vai para a bexiga) e a cirurgia clássica provoca igualmente e ejaculação retrógrada e impotência sexual numa grande percentagem dos pacientes.
 






 A NOVA DESCOBERTA

O CAMINHO DA ESPERANÇA
 

Trata-se de uma técnica de radiologia de intervenção, chamada "embolização" e que se aplica em determinadas artérias, conforme a doença. É o método que o nosso cientista utiliza já para curar

"Embolizar" significa provocar a oclusão de um vaso sanguíneo, normalmente uma artéria, para diminuir o fluxo de sangue a um determinado local.

No caso da próstata, o seu aumento de volume depende de irrigação sanguínea. O que este médico faz é "entupir" as artérias que fornecem esse sangue, levando a que elas "mirrem", atrofia que surge uma vez interrompida a circulação sanguínea que a irriga.

O processo é rápido e a próstata é preservada, obtendo-se uma diminuição de volume que chegou já, nos casos tratados e a curto prazo desta terapia, a uma redução de 65% do tamanho original.



Conseguido isto, os sintomas melhoram ou desaparecem mesmo, a medicação é abandonada e a potência sexual mantida


Esta técnica inovadora chama-se "embolização das artérias prostáticas" (EAP) e é uma nova resposta à Hiperplasia Benigna da Próstata. É minimamente invasiva, não comporta os riscos inerentes a qualquer outra forma de cirurgia e não requer anestesia geral.


 



Todo o processo demora uma a duas horas, durante as quais o paciente mantém a consciência e pode visualizar o tratamento, através de monitores próprios.
















CUIDE BEM DA SUA SAÚDE








DÊ VALOR À BELEZA DE UMA FLOR





Gota de Vidro
Foto minha




11 comentários:

Andradarte disse...

Artigo esclarecedor....O meu próximo passo....será pois a embolização....
Gostei de ler------(esclarecido)
Abraço

José disse...

Boa tarde amiga Gota!

Este texto veio mesmo a calhar para mim, eu já passo dos sessenta, e já começo a sentir algumas sintomas que me incomodem, que aqui estão bem explicados. O meu pai foi operado ai por volta dos 70 anos, ficou sempre perdendo algum sangue, que ele escondeu sempre da família, a acabou por morrer de uma anemia.
Obrigada pelo esclarecimento, bem aja por nos ajudar a viver melhor.

Um forte abraço
José.

poetaeusou . . . disse...

*
um Mau, Mau,
para a minha hipócon .......
porém um completo esclarecimento,
versus douta lição !
,
um mar de estima,
fica,
*

Unknown disse...

Mais uma vez aqui venho.
A agradecer.
Depois de alguns tormentos
padecer.
Beijinho sempre amigo-

Espero-te À Beira de Água

Evanir disse...

Muitas vezes quando perdemos a esperança e pensamos que é o fim,
Deus sorri lá de cima e diz:
Acalme-se confia em mim... é apenas uma curva não é o fim!
Se Deus encheu tua vida de obstáculos,
é porque ele acredita na tua capacidade de passar por cada um!
Se não podemos mover a terra com nossas palavras,
podemos mover o céu com as nossas orações!
Nossa amizade é como um diamante lapidado...
Seja feliz, DEUS estará sempre ao seu lado!
Um carinhoso abraço beijos no coração.
Carinhos na Alma.
Sempre sua amiga..Evanir..
A tempo não estava conseguindo chegar até seu blog.
Leio suas postagens que me diz muito .
Estou vivendo um momento muito dificil por favor nunca esqueça de mim.
Abraços e infinita paz..

. intemporal . disse...

.

.

. é muito importante a prevenção . através da examinação local através do toque e também através de análises ao sangue . como exames de rotina .

.

. por mais aborrecido que nos possa parecer . ou incomodativo até . porque prevenir é muito mais do que remediar .

.

. bom fim.de.semana .

.

. um imenso beijinho .

.

.

Rosa Brava disse...

Excelente!!
Vou partilhar com membros masculinos da minha família.
Grata por ele.

Um abraço

tulipa disse...

Artigo esclarecedor
mas
para mim
ao mesmo tempo
assustador

Amiga
ando há 2 meses
com a notícia de que
tenho uma hiperplasia
e querem operar-me
ando
triste, assustada
desanimada.

.
Falemos de
coisas mais alegres:
gosto de
CECÍLIA MEIRELES
.
é dela
o que eu publiquei
junto às minhas fotos
no blog:

http://pensamentosimagens.blogspot.pt/


Eu ando sozinha
por cima de pedras.
Mas a tarde é minha.

Os meus passos no caminho
são como os passos da lua;
vou chegando, vai fugindo,
minha alma é a sombra da tua.

Eu ando sozinha
por dentro de bosques.
Mas a fonte é minha.

De tanto olhar para longe,
não vejo o que passa perto,
meu peito é puro deserto.
Subo monte, desço monte.

(Cecília Meireles)

deixo um beijo de carinho

helia disse...

Excelente informação e muito útil para os homens !

:.tossan® disse...

Todo homem passará por isso, mesmo que ele viva 100 anos ou mais. Prevenção é muito importante e pode salvar a vida. Você é uma prestadora, não só de rica informação como de amor. Obrigado. Beijo

Lobo das Estepes disse...

Texto muito interessante.

Esclarece mais que certas consultas em certos consultórios médicos, ainda mais se ele for da saúde pública.

Muitos médicos economizam tanto nas palavras que deviam, por obrigação, esclarecer ao paciente, que é estarrecedor o quanto ignoramos se não temos algum grau de discernimento e procuramos outras fontes de informações, que não apenas a mera consulta médica.

Eu, por exemplo, sempre que posso, já vou ao consultório médico levando a maioria, quando não todos, os exames clínicos laboratoriais que ele certamente pediria - quando o bol$$$o permite, claro -, e assim ganho tempo, quase sempre.

Parabéns ao autor.

Sem pedir licença a ele, me permito salvar o conteúdo completo, e um dia republicarei - com a fonte, claro - num site do Lobo das Estepes - http://www.lobodasestepes.com.br .