SÍNDROME
DO
TÚNEL CÁRPICO
CAUSAS
As causas mais comuns são a exigência da flexão e extensão permanente do punho, que conduz à inflamação do tendão dos flexores e consequentemente à compressão crónica e intermitente do nervo mediano.
Ocorre com frequência nas profissões que exigem tais movimentos constantes, como técnicos de Informática no manuseamento do rato , ou em técnicos laboratoriais que executam muitas colheitas sanguíneas diàriamente.
SINTOMAS
Um dos primeiros sintomas deste síndrome, é a perda de sensibilidade, na área de inervação do nervo mediano. De seguida começa a surgir a dor, que por vezes se estende ao braço e até ao ombro e mesmo pescoço. Pode inclusivamente ocorrer a perda de movimento do dedo polegar e comprometer a oponência que é um movimento fundamental a várias actividades.
Pessoas com Diabetes, Artrite Reumatóide e Gota , têm maior propensão a esta patologia.
DIAGNÓSTICO
Geralmente são efectuados dois testes
- Teste de Phalen - Consiste em dobrar o punho e mantê-lo flectido, durante algum tempo. Nessa posição aumenta a pressão intracarpiana e os sintomas agravam-se.
- Teste de Tinel - Consiste em percutir o nervo mediano. Se este nervo estiver comprometido , aparecerá a sensação de choque e formigueiro.
O médico geralmente faz o diagnóstico também perante a história que o doente conta e os respectivos sintomas.

TRATAMENTO
Tratamento não cirúgico
Consiste em recorrer a ligaduras que irão manter a mão na posição correcta. A imobilização e a fisioterapia adequada podem fazer diminuir os sintomas, juntamente com anti-inflamatórios receitados pelo médico.
A fisioterapia vai promover a lubrificação dos tendões e evitar a inflamação.
Tratamento cirúrgico
É necessário recorrer a cirurgia quando o tratamento não cirúrgico não resulta. Então torna-se necessário fazer a redução da compressão em torno do nervo mediano.
É feita uma pequena incisão na palma da mão (cerca de 2 cm).
Se o caso for mais grave a incisão terá que ter maior extensão.
Com o corte do ligamento transverso do carpo a pressão desaparece.
Mais recentemente surgiu uma nova técnica em que se recorre ao uso do endoscópio (pequena câmara TV) através de pequena incisão no punho, para se ver o interior do túnel. Com esta nova técnica a recuperação é mais rápida.
Cuide da sua posição de trabalho e no modo com tem que utilizar os instrumentos necessários ao mesmo.
E
Quando caminhar um pouco ao fim do dia, nunca esqueça de observar
AS BELAS CORES
COM QUE AS FLORES
NOS BRINDAM
Tema sugerido por Edgar V
Foto minha
Gota de vidro