quinta-feira, 1 de dezembro de 2011




AUTOVIGILÂNCIA






DA DIABETES



A determinação do valor da Glicémia, é imprescindível para controlar a Diabetes.
A Glicémia é a quantidade de glicose dissolvida no sangue e que em doentes diabéticos deve ser controlada mais que uma vez ao dia , para que possa ser mantida dentro dos valores adequados.
A Glicose pode variar consoante a hora do dia, a alimentação, o exercício e a dose de insulina ou antia-diabéticos orais.







Deve procurar-se evitar, atingir valores de Hiperglicémias e Hipoglicémias.




RELAÇÃO ENTRE MOMENTO DO DIA E NÍVEIS IDEAIS


Antes das refeições------------ 80-120 mg/dl
2hora após refeições----Menos de 140mg/dl
Noite------------------------------100-140 mg/dl

Estes valores devem ser adaptados a cada situação.



A sua saúde depende do controlo da sua Diabetes.
Para alcançar um controlo Glicémico adequado, deve ter em conta as seguintes recomendações:



1- MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A restrição de açúcares e o fraccionamento alimentar são fundamentais.






2- SIGA O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO

Em muitos casos a alimentação e o exercício são o suficiente para controlar a Diabetes. Caso contrário terá que tomar anti-diabéticos orais ou administrar Insulina.







3-O EXERCÍCIO FÍSICO É IMPORTANTE E BOM

Quando se vai realizar um exercício físico intenso convém adoptar algumas medidas prévias de acordo como o conselho do seu médico.







4-A AUTOVIGILÂNCIA

É sempre necessária para conhecer os níveis de Glicémia e se necessário ajustar a alimentação e o tratame
nto farmacológico.






CUIDE E CONTROLE A SUA DIABETES





ADMIRE SEMPRE A BELEZA






QUE O CÉU NOS OFERECE




Gota de Vidro

Foto de Edgar V







12 comentários:

Pena disse...

Admirável e Fabulosa Amiga que zela pela nossa saúde:
"...A determinação do valor da Glicémia, é imprescindível para controlar a Diabetes.
A Glicémia é a quantidade de glicose dissolvida no sangue e que em doentes diabéticos deve ser controlada mais que uma vez ao dia , para que possa ser mantida dentro dos valores adequados...."

O seu Post é fantástico na prevenção da Glicose em excesso no sangue que pode ter consequências desastrosas no nosso corpo e pode conduzir também à morte.
Excelente.
Notável pesquisa de maravilhar.
É uma pessoa de excelência, sabia?
Sou muito seu amigo.
Beijinhos amigos de pureza e encanto pelo que concebe de valioso e extraordinário.
Sempre a estimá-la pelo contributo para o bem-estar público.
Sempre a estimá-la.
Agradecido imenso pela sua visita de sonho.
Adorei.


pena

Unknown disse...

Obrigado, Gota, por mais uma valiosa contribuição para a prevenção e tratamento desta doença tão generalizada.
E vou repetir-me: gosto da tua exposição clara e simples.
E vou deixar um beijo de bom fim de semana.
E obrigado pela tua amizade.
E apoio.

Everson Russo disse...

Um belo domingo e uma semana repleta de paz pra ti minha amiga querida...beijos e beijos.

José disse...

Querida amiga Gota!
Se houvesse um prémio para o melhor blog, da blogosfera, era no seu que eu votava, há muitos blogs iguais ao meu, há outros bem melhores, mas o seu é o melhor deles todos, pelo menos eu ainda não vi melhor. está fazendo o bem sem receber nada em troca, coisa que é muito raro nos dias de hoje. "Como diz o ditado fazer o bem sem olhar a quem" que muita gente fala, mas quase ninguém pratica. Eu felizmente não tenho ninguém na família, que tenha diabetes, só teve a minha filha durante a gravidez, depois desapareceram.
Eu às vezes digo à minha mulher esta esta e esta são boas pessoas,como é que sabes se são boas se tu nem as conheces, e eu digo vejo à distancia. E é verdade há uma meia dúzia de pessoas, que eu gosto tanto delas como se as conhecesse pessoalmente, são uma gota de água fresca na minha vida, e sei que elas gostam também um bocadinho de mim, embora eu seja um bocadinho critico, mas é só para estraga os meus projetos.

Um resto de bom Domingo
beijinho grande,
José.

Luna disse...

continuas a cuidar de nós, a dar dicas a mostrar o caminho, a alertar-nos para que o nosso corpo deve ser tratado com equilibrio e amor
bem hajas
beijinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Eu confesso que sou um daqueles saudáveis porque não tenho feito exames. Mas antes do fim do ano vou ver de que maleitas padeço! beijocas!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Muito bom este post.Eu que sou diabética.Muito obrigada pelo
mesmo.
Beijinhos.
Irene

São disse...

Sempre útil este tipo de informação, sem dúvida.

Bem haja!

Je Vois La Vie en Vert disse...

felizmente, neste ponto de vista está tudo bem no meu corpo mas é sempre bom aprender.
beijinhos, Gota de vidro !
Verdinha

Luna disse...

Lindos pôr do sol e que a diabetes por vezes não deixa ver.
a prevenção sempre na saude como tão bem nos ensinas
beijinhos

BlueShell disse...

Um post riquíssimo em tempos em que cada vez mais pessoas sofrem da diabetes: minha mãe, e antes eça minha avó...o meu marido...
Eu tenho tido alguns cuidados, pois sei que estou sijeuta a ter diabetes.
Sigo uma dieta pobre em higratos de carbono, evito açucar e refrigerantes, faço, quando a artrite me permite, caminhadas de 4km, de manhã cedo...
ainda assim temo não ser suficiente. Tenho em casa um aparelho de medir, como o que está na foto...e vou controlando...

Obrigada por este post_ muito oportuno.
Bj

Silenciosamente ouvindo... disse...

Venho desejar-lhe um Feliz e
Santo Natal.
Bj.
Irene