quinta-feira, 17 de setembro de 2009





TINNITUS






Tinnitus, zumbido ou acúfeno, é uma sensação auditiva, cuja fonte não provém de estímulo externo ao organismo e é um sintoma associado a formas de perda auditiva.
O exagero de sons acima do limite para a saúde humana(105 decibéis) pode conduzir a Tinnitus.

O som é descrito como campaínhas no ouvido na ausência de qualquer barulho externo.








O Tinnitus é classificado em objectivo e subjectivo

OBJECTIVO-Os barulhos geralmente são causados por anomalias vasculares,contracções musculares repetitivas,ou defeitos estruturais no ouvido interno.
Um audiologista pode ouvir os ruídos na cabeça de um paciente através de um estetoscópio.Pode ainda ser um sintoma inicial de pressão intracraniana.







SUBJECTIVO-Pode acontecer em qualquer parte do sistema auditivo. Qualquer parte do canal auditivo e ligações ao cérebro pode estar envolvida.O som pode variar de campaínha metálica, zumbidos, sopros, rugidos. Pode ser acompanhado de perda auditiva.O Síndrome de Meniére, lesões cocleares ou do nervo auditivo pode conduzir a Tinnitus.
Podem ainda surgir problemas de equilíbrio.








CAUSAS


São várias as causas , das quais vou enumerar apenas algumas

-Ruído súbito de alto volume, como uma explosão
-Perda de audição

-Traumatismo craneano
-Otite
-Cera no ouvido
-Síndrome de Menière
-Stress e depressão
-Dente de siso encravado
-Liquido na orelha ou perfuração do tímpano
-Problemas de Tiróide ( hipo e hiper tiroidism
o)
- Danos na cóclea e ou nervo auditivo.








TRATAMENTO


Para uma grande parte dos pacientes não há cura para o Tinnitus , apenas tratamentos paleativos para abrandar.
É importante o médico avaliar o doente e detectar se há alguma doença grave que esteja a provocar o Tinnitus.
Caso tal não aconteça é bom:
-Evitar ambientes excessivamente barulhentos
-Evitar o uso de cafeína, chá preto e refrigerante à base de cola
-Evitar o fumo e o consumo exagerado de alcool
-Por vezes o consumo de aspirina e anti-inflamatórios pode agravar o Tinnitus
Não há um fármaco especifico para tratamento de Tinnitus pois cada caso é um caso e deve ser seguido pelo seu Otorrino.



Há ainda terapias de habituação que levam o paciente a conseguir conviver melhor com este incómodo.

Por vezes são utilizadas terapias alternativas como:

-Estimulação eléctrica da cóclea
-Acupuntura
-Homeopatia.






Se sofre de Tinnitus tente descobrir o elemento causador, para ter um controlo e poder sempre



OUVIR O CANTO BELO



DAS AVES



QUE DÃO SOM À NOSSA NATUREZA





Gota de Vidro




17 comentários:

Fa menor disse...

Gostei de ler.
Sei de quem já se habituou a viver com isso... e nunca se descobriu a causa.

Bjinhos

Mário Margaride disse...

Mais um post extremamente importante, como nos habituaste.

É muito complicado, qualquer tido de doença que afecte os ouvidos. E esta será, porventura, uma das mais complicadas.

Beijinhos e um bom fim de semana!

Mário

Deusa Odoyá disse...

Minha linda amiga.
Que maravilha de aula!!!
Eu mesma ,não sabia das causas pois aqui no Brasil tratmos como labirintite.
A maioria das pessoas sofrem com esse mal, o dificil é habituarmos á ele.
Minha linda, mais um post excelente
de utilidade pública.
Como sempre seus dados importantes.
Uma semana regada de muitas realizações e paz.
Os pássaros estão lindos.
Beijinhos doces, minha amiga.
Fique na paz.

Obrigado por sua visita ao meu cantinho.
Volte sempre.

Eduardo Aleixo disse...

Obrigado, Gota amiga, por mais uma ajuda. Andei mal dos ouvidos, mas já passou. Acontece-me sempre que deixo entrar água nos ouvidos. Os passarinhos estão lindos. São amigos da garça? Bj

♥ ♥ Eu disse...

Seus posts são muito importantes e servem de alerta a muitos...

bjos e linda noite prá vc!

Dri Viaro disse...

Muito interessante
bjs

Vieira Calado disse...

Disto é que eu pouco ou nada sabia...

mais uma vez

obrigado.

preto [e] branco disse...

Não conhecia, nem sequer, o nome da doença. Mas...todos os dias aprendemos o que é bom e o que é mau.
Com a tua ajuda, sabemos o mau e como passamos ao bom.
Gostei da simplicidade das palavras fazendo-se entender fácilmente e, com a segurança de as ler, escritas por quem sabe.

bj...nho

Dreamaster disse...

Excelente topico.

Eu que ando em concertos já começei a levar algodão para os ouvidos.

É realmente um assunto a ter em atenção, pois estamos a lidar com um orgão muito delicado.

Olha vou indicar este topico a amigos meus pra lerem tb, ok?


Bejinhos
D.

. Paulo . Intemporal . disse...

. entro para sair sempre com conhecimentos tantos .

. este blogue é ímpar .

. a utilidade pública ,,, como tema, permanente .

. resta.me agradecer .

. e re.voltar sempre .

. deixo um beijo . sentido .

Mário Margaride disse...

Querida amiga

Passei por aqui, para te desejar um resto de semana muito feliz.

Beijinhos

Mário

Rafeiro Perfumado disse...

Coisa que muitos joves, à conta do uso sistemático dos head-phones, irão aprender à sua custa.

Beijo!

Dreamaster disse...

Sim, um verdadeiro serviço publico.


Um bom fim de semana pra menina Gotinha e boa reflexão he eh he ;)


Bjs
D.

Multiolhares disse...

Tenho problemas de tiróide e á uns anos tinha muitos zumbidos e tive problemas de equilíbrio,foi uma fase complicada mas passou,neste teu cantinho saimos sempre mais cultos
beijinhos

Sol da meia noite disse...

Deve ser aflitivo ter que viver deste modo.

Como sempre, minha amiga, um bom post aqui nos deixas.


Desejo-te uma boa semana e deixo beijinhos * *

Demóstenes disse...

Deve ser enloquecedor, isso sim.

Continue a brindar-nos com preciosa informação.

Anónimo disse...

Na éoca que Lança perfume não era considerado droga proibida...eu cheirava no carnaval e sempre quando cheirava dava aquele som "timmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm" só que nunca mais fiz isso...e agora eu estou com esse "timmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm" direto ....é mole ou quer mais?