sexta-feira, 5 de setembro de 2008





O TIGRE DE BENGALA




Poderoso e astuto, o tigre é o animal de maior porte e o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos.
Patrulha o seu território e gosta de caçar sòzinho, perseguindo a sua presa ou matando-a de emboscada.O
utrora muito comum na Ásia, o Tigre de Bengala, está agora restringido a pequenas áreas da Índia e países vizinhos.O Tigre branco é uma variante do Tigre de Bengala e é muito raro encontrá-lo em liberdade.




ASSASSINO SILÊNCIOSO

Um tigre depende da sua astúcia para apanhar a sua presa.Possui uma visão e uma audição muito apuradas para o ajudarem a localizar os animais no escuro.Caçam animais de grande porte como , Veados e Javalis. Movem-se furtivamente à volta de suas presas e só atacam quando estas estão a menos de 20 metros.Matam as suas presas, mordendo a parte traseira do pescoço ou garganta destas, arrastando-as para a mata para as comer.Depois de saciados escondem a carcaça com folhas, de modo a poderem continuar a refeição mais tarde.Um tigre macho pode comer até 40kgs de carne numa única refeição.As suas riscas são excelente camuflagem.





Os Tigres machos atraem as fêmeas com rugidos e marcação de cheiros.Ao longo de dois dias apenas um casal de tigres é capaz de acasalar até 100vezes. A fêmea dá à luz as crias numa caverna e cria-as sòzinha amamentando-as até aos 6 meses de idade.Aos 8 meses as crias já comem carne.Com um ano de idade estão aptas a caçarem sòzinhas.





AMANTES DA ÁGUA


Os tigres adoram a água e é frequente vê-los tomar banho em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. A maioria dos tigres vive sòzinho. Um Tigre macho pode dominar um território até 100km quadrados , dividindo as fronteiras com marcações de cheiro, excrementos ou marcas de arranhões nas pedras ou árvores.
Os tigres comunicam através de rugidos e gemidos.Defendem ferozmente o seu território , contra machos rivais,mas toleram infiltrações de algumas fêmeas de menor porte.






MITO OU FACTO

Os nativos de Sundarban evitam um ataque de tigre usando uma máscara com uma face na parte traseira da sua cabeça , uma vez que os tigres costumam atacar por detrás. Na religião hindu, a deusa Durga, aparece montando um tigre.





11 comentários:

vieira calado disse...

É um animal impressionantemente belo.
Cumprimentos

Dreamaster disse...

O tigre é um animal lindo e o branco mais ainda por ser raro e diferente e só é pena estar em vias de extinção por viver em territorio de países pobres.

Irrita-nme profundamente os documetarios q dão na tv quase sempre em roda dos leões qdo á tanta fauna por esse mundo fora q devia ser mais falada, entre eles o Tigre.

Bom fim de semana :)

Bjs
D.

OLHAR VAGABUNDO disse...

adoro tigres...felinos...mas grandes:)

beijo vagabundo

MEU DOCE AMOR disse...

Tigres são tigres.Fortes...gosto da forma como caçam e o seu olhar.

Um beijo doce

Deusa Odoyá disse...

Olá amiga.

Realmente um animal respeitado e perigoso.
Mas é muito lindo, sua descrição foi muito bem relatada.

Parabéns e cuidadoooooooo viuuuuuu amiga.

beijos e voltarei mais vezes.

regina coeli.

Carla disse...

adorei o teu trabalho...são lindos!
beijos

jo ra tone disse...

Na verdade gostava muito de ver um tigre de bengala.
Mas como é muito raro vê-los em liberdade!!....
Um beijo

Dreamaster disse...

Olha, agora na RTP2 durante a semana, ao final da tarde, dá um programa sobre tigres(alguns deles brancos) :)


Bjs
D.

Dreamaster disse...

e pronto mais um fim de semana q tá aí. Enjoy ;)

Bjs
D.

Luna disse...

Tenho duas gatas, claro que não é o mesmo,
mas adoro felinos, a sua astúcia, os gestos,
a elegância…
bjs

poetaeusou . . . disse...

*
tigre,
o rei dos felinos,
,
conchinhas, deixo,
,
*