LITÍASE

que podem ser de origens diversas - cálcio, colesterol, urato, que aparecem geralmente nas vias urinárias e biliares. São depósitos de iões e sais, formados no interior dos rins e da vesícula.
LITÍASE RENAL

A sua presença causa uma cólica aguda com dores lombares. Podem surgir ainda, náuseas, vómitos, sangue na urina e febre devido à infecção.
TRATAMENTO
Se a obstrução e febre forem em grau elevado é necessário a intervenção cirúrgica.
Se o cálculo tiver pequenas dimensões, há sempre a possibilidade de uma eliminação espontânea, mas sob vigilância médica.O doente deve aumentar a ingestão de líquidos , para que o fluxo urinário seja maior
Deve ser evitado o excesso de sal e proteínas animais.

A vesícula é um pequeno saco que se encontra junto ao fígado, que armazena a bilis e a sua função básica é digerir as gorduras.
A bilis é composta por 3 substâncias: o colesterol,os sais biliares e lecitina, que em condições normais mantêm a bilis em estado liquido. Quando são produzidos em excesso há precipitação e formam-se pequenos grânulos, que são o inicio das pedras.

Podem formar-se várias pedras pequenas ou grandes podendo atingir o tamanho de um ovo.
Os sintomas , são dor abdominal intensa,tipo cólica na base do estomâgo ou nas costas.A cólica biliar ocorre quando uma das pedras fica presa na saída da vesícula impedindo o fluxo da bilis.
Se a pedra permanece , por periodo prolongado na saída da vesícula , vai-se desencadear uma Colecistite Aguda, que é uma inflamação aguda da vesícula.
Pode ainda acontecer Pancreatite ou Colangite .
Geralmente o tratamento passa pela intervenção cirúrgica.

Convencional Colecistectomia
Colecistectomia Laparoscópica
CUIDE SUA ALIMENTAÇÃO
VIVA OS ENCANTOS

DA NOSSA PRIMAVERA
Gota de Vidro