TOXOPLASMOSE

A mulher grávida pode ser contaminada, quando em contacto com a terra em que circulem gatos e existam fezes, que contêm oocistos libertados pelo parasita.Os oocistos resultam do ciclo sexuado do parasita que ocorre apenas no intestino dos felinos.A mulher grávida deve também ter cuidado com alimentos mal cozinhados, para evitar a contaminação.

SINTOMAS
Os sintomas são raros podendo assemalhar-se a gripe vulgar. No entanto se afectada duranre a gravidez pode passar a infecçaõ ao bebé que pode ficar sèriamente afectado no cérebro e olhos.Se foi infectada antes da gravidez ( 6 a 9 meses)com o Toxoplasma Gondii, vai tornar-se imune e a infecçaõ não tornará a reactivar-se durante a gravidez e não afectará o bebé.
Realizar uma análise ao sangue para detectar se teve algum contacto recente ou passado com o parasita, através da determinação dos anticorpos anti IgG e a IgM
-As reacções positivas são tanto mais fáceis de interpretar, quanto os testes são efectuados mais precocemente na gravidez.
-Uma seroconversão de IgG e IgM:deve ser confirmada logo que possivel sobre uma terceira amostra.
-O espaço de 3 semanas entre 2 amostras é necessário, para confirmar a estabilidade do título de IgG, mas 10 a 15 dias são por vezes suficientes, para colocar em evidência o seu aumento.
-Em caso de reactivação a presença de IgM é rara.
-Um tratamento antibiótico administrado muito cedo após a infecção,pode atenuar a resposta humoral.
-A pesquisa de sinais clínicos e utilização de técnicas complementares (aglutinação diferencial, pesquisa de IgA...)podem ser necessárias para precisar a data da infecção.
ATENÇÃO
Se está ou tenciona ficar grávida, cuidado com o seu gato.
Proteja-se e proteja o seu lindo animal , pedindo a um familiar ou amigos que tratem dele.
ASSIM
