INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Quando se fala em Incontinência Urinária associa-se à mulher, mas o problema afecta igualmente o homem. É mais frequente com o avançar da idade, embora não seja inevitável acontecer pois também pode ocorrer na infância por exemplo nos rapazes, e é chamada enurese nocturna. Na idade adulta acontece muitas vezes na mulher, devido às alterações causadas pela gravidez e pelo parto.
Existem 3 tipos de Incontinência, comuns a homens e mulheres.
- Incontinência de esforço, quando as perdas de urina resultam de gestos, que de alguma maneira exercem pressão sobre a bexiga, como levantar um peso, espirrar, tossir, etc.
- Incontinência de urgência, que sem se saber porquê, os músculos da bexiga apertam-na tanto, que causam uma vontade urgente de urinar e não satisfazendo essa vontade, a urina acaba por saír.
- Incontinência de extravasamento, que resulta do facto de a bexiga estar muito cheia e nunca se esvaziar por completo, acontecendo pequenas perdas de urina.
Não se deve conter a urina por muitas horas e nem fazer disso uma rotina.
Qualquer que seja o tipo de Incontinência, ela acontece sempre de forma incontrolável e não depende da vontade da pessoa.
Para que o sistema urinário cumpra a sua função, músculos e sistema nervoso devem trabalhar em conjunto, para reter a urina na bexiga, até que seja expulsa na altura certa, pois à medida que a bexiga vai enchendo os músculos vão-na mantendo fechada. Na altura de urinar, o sistema nervoso envia mensagem aos músculos para comprimir a bexiga e a urina saír.
CAUSAS
São várias a as causas e podem ir desde a alimentação a infecções urinárias, medicação, obstruções, etc.
É muito importante o papel do sistema nervoso neste processo, se a pessoa sofrer de doença a este nível.Também a Diabetes pode vir a causar este problema com decorrer do tempo, assim como Esclerose Múltipla, doença de Parkinson e AVC.
Outra causa comum de Incontinência no homem relaciona-se com a próstata, que sendo" hiperactiva", aumenta de volume e pressiona a bexiga, dificultando a retenção da urina.
TRATAMENTO
O tratamento depende do tipo de Incontinência e o modo como esta afecta a vida quotidiana, podendo incluir medicamentos, exercícios para reforçar os músculos e alterações ao estilo de vida.
Este problema causa grande desconforto e constrangimento social, por isso não hesite em procurar o seu médico , pois com cuidados adequados, é possível controlar e eliminar as fugas de urina.
GESTOS ANTI-INCONTINÊNCIA
- Reduzir o consumo de bebidas com cafeína e com álcool devido ao seu efeito diurético.
-Aumentar o consumo de alimentos com fibra de modo a prevenir a prisão de ventre e o intestino não pressionar a bexiga
-Manter um peso saudável
-Urinar com regularidade para evitar que a bexiga esteja sempre cheia.
CUIDE SEMPRE DA SUA SAÚDE
E
APROVEITE ESTE MARAVILHOSO VERÃO
Gota de Vidro
7 comentários:
Mais um ensinamento de grande utilidade.
Obrigado,querida amiga.
Abraço..
Confirmado, aquilo que faz parte do conhecimento geral.
Maravilhosos os seus posts.
Beijo
Parabéns pelo blog educativo e importante ao nosso ensinamento e alerta. Uma preciosa semana que se inicia.
Um problema que atormenta muitas pessoas.
Eu tenho alguns problemas de próstata (são os 51 anos....).
Mas não cheguei a estes extremos.
E espero nunca chegar.
Boa semana
É muito bom ler os assuntos abordados aqui.
Beijos, gota!!!
Vim fazer uma visita e deixo amizade e bjinho.
.
.
. é importante e até vital . que os #gestos# descritos nesta Sua página . sejam lidos e seguidos escrupulosamente .
.
. um imenso beijinho .
.
.
Enviar um comentário